-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Encontre-nos

Encontre Instituto Heron Domingues no FacebookEncontre Instituto Heron Domingues no Google+Encontre Instituto Heron Domingues no LinkedIn

Será o fim do eldorado brasileiro dos projetos de produção (privada) de petróleo?

Pode-se dizer sobre a indústria de Petróleo e Gás, que ela se caracteriza por realizar projetos de altíssima complexidade de gestão e tecnologia. No entanto, o senso comum diz que é uma indústria altamente lucrativa. Talvez influenciados por John D. Rockefeller, o homem mais rico do início do século XX, que cunhou a frase: “O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada. O segundo melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo mal administrada.” Criou-se o mito de uma indústria imbatível, incapaz de sofrer prejuízos.
A OGX e o seu projeto de desenvolvimento de produção do Campo de Tubarão na Bacia de Campos, no entanto, representaram um retumbante fracasso para a indústria de petróleo nacional. Mas será que o problema enfrentado pela empresa do grupo EBX foi um ponto fora da curva nesta indústria que movimenta trilhões de dólares no mundo todo? Segundo relatório da consultoria IPA, projetos como o campo de Tubarão podem ser bem mais comuns do que se pensa. Podemos destacar os seguintes pontos:

  • Os custos altos da indústria estão inviabilizando a maioria dos projetos.
  • Foco excessivo no curto prazo resultando em perdas de
  • ...Ler mais