-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Encontre-nos

Encontre Instituto Heron Domingues no FacebookEncontre Instituto Heron Domingues no Google+Encontre Instituto Heron Domingues no LinkedIn

Crise no mercado de trabalho, e agora?

Crise no Mercado de Trabalho, e agora?
Se cadastre e receba o gabarito das questões abaixo.

Passou o carnaval e a Santa Semana, as notícias continuam apontando, não para uma perspectiva de crise, mas para os efeitos dela em nosso dia a dia. A crise política, exposta pelos esquemas de corrupção em um Lava Jato conduzido, para efetuar uma limpeza no que for irremediavelmente exposto, com o cuidado de preservar o interior do aspirador que mexeria com as poeiras mais escondidas. O impacto na maior e principal empresa brasileira, tem seu reflexo, em cascata, nas empresas que orbitam a sua volta. Reduções salariais em renegociações de contratos, atrasos de pagamentos, redução drástica de investimento, refletindo na redução de vagas. Esta realidade é atual e presente, principalmente no mercado do Rio de Janeiro, que há vários anos tem como ponto central de seu desenvolvimento a indústria petrolífera.

Somando a isto, a ameaça do PL 4330 que muda as regras do trabalho terceirizado, que por um lado abre possibilidades de novas oportunidades pela permissão da terceirização da atividade fim da organização, porém trás a grande ameaça da deterioração dos benefícios trabalhistas...Ler mais

Categoria: 

Certificação PMP ou Prince2? Qual é a melhor?

Uma discussão que tem o potencial de explodir nos próximos anos: devo me tornar um PMP ou obter uma das certificações PRINCE2? Qual certificação é mais relevante e tem melhor custo-benefício para as empresas?

Embora a certificação PMP exista desde 1984, no Brasil as empresas começaram a adotá-la e reconhecê-la apenas em meados do ano 2000. Desde então, o PMBOK se tornou a referência praticamente exclusiva em metodologia de gestão de projetos.

Mas o Brasil não é uma ilha, enquanto a certificação PMP cresce em reconhecimento pelo mundo, tendo mais de meio milhão de certificados, outras propostas de certificação surgiram e já possuem até maior popularidade.

Em 1989, na Inglaterra, esta sim uma ilha, o PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments) foi concebido dentro da agência de TI e telecomunicações britânica. Adotada inicialmente por diversos órgãos governamentais britânicos, já ultrapassou as fronteiras de uma metodologia exclusivamente de instituições públicas, e se firmou como o grupo de certificações em gestão de projetos mais popular na Europa, com cerca de 1 milhão de pessoas certificadas.

Então, qual é a diferença entre as duas? E qual é a melhor para minha carreira?

Você deve saber que existe uma grande...Ler mais

Categoria: 

Templates: O ferramental que apoia a gestão dos projetos

Conduzir projetos orientados por documentos padronizados trazem as vantagens de termos diversos projetos conduzidos em conformidade com os mesmos princípios e principalmente orienta o trabalho do Gerente de Projetos não o deixando esquecer informações necessárias e relevantes para a construção do projeto, desde sua Fase de Iniciação.

Existem vários templates importantes e neste primeiro post sobre o tema "templates" estaremos compartilhando 3 modelos de INICIAÇÃO:

1. Termo de abertura: importante para especificação inicial do projeto e apoiar a decisão de realizar o planejamento detalhado com maior esforço e tempo.

2. Registro das partes interessadas: já nesta fase inicial é importante identificarmos os atores envolvidos no projeto

3. Matriz de responsabilidade das partes interessadas: usado para avaliar as influências das partes interessadas no decorrer do projeto.

Conheça e faça o download dos templates que podem lhe ajudar a Iniciar seu projeto:

Termo de Abertura

Registro das Partes Interessadas

Matriz de Responsabilidades x Partes Interessadas

Em breve estaremos compartilhando outros templates importantes no processo de Gestão de Projetos.

Dúvidas ou sugestões sobre este tema? Deixe seu recado abaixo....Ler mais

INVEST em Estórias dos Usuários: Métodos Ágeis na Gestão de Projetos

De acordo com Bart Gerardi em seu artigo “INVEST in User Stories”, “A mais básica forma de requerimentos em projetos ágeis são as Estórias dos Usuários, que descreve um ator, o que o ator está tentando fazer e os objetivos do ator. Cada estória é única, mas elas devem ter o mesmo componente e seguir a mesma orientação.” Para isto acontecer, Gerardi apresenta o acrônimo INVEST.

I de Independente (Independent) – A estrutura de backlog dos projetos ágeis, só funcionam adequadamente quando são independentes entre si, haja vista um dos objetivos do backlog é ser flexível e permitir a reprioritização.

N de Negociável (Negotiable) – Existem, provavelmente muitas maneiras para que o sistema satisfaça as necessidades do usuário. Algumas delas são mais difíceis do que outras, e algumas vão proporcionar uma melhor experiência para o usuário. Esta decisão destina-se a ser feita através de discussão entre o desenvolvedor e o proprietário do produto, e não esculpido no documento de requisitos para nunca mudarem.

V de Valorosa (Valuable) – Cada Estória deve fornecer valor para o cliente, para a equipe do projeto ou para o produto. O gerente do produto é...Ler mais

MBA em Gestão de Projetos ou Certificação PMP?

Esta dúvida deve ocorrer frequentemente a profissionais que desejam entrar na carreira de gestão de projetos e a até mesmo a profissionais mais experientes.

Em artigo de Thiago Reis é feita uma comparação entre as duas possibilidades profissionais não excludentes. Ressaltamos alguns pontos:

• O MBA é mais relevante quando se deseja ingressar na profissão de gerente de projetos;

• Os MBAs estimulam o aprendizado ao lidar com ferramentas e casos de negócio reais;

• A certificação PMP (Project Management Professional) é exigida por muitas empresas, tem reconhecimento internacional e permite um significativo ganho salarial, sendo mais adequada a profissionais com alguma experiência na área;

Com a experiência de mais de doze anos na coordenação de cursos de MBA em Gestão de Projetos, o professor Heron Domingues do IHD reforça a complementariedade dos dois cursos e alerta que aspectos voltados para a formação do gestor, tais como desenvolvimento de habilidades de liderança, negociação, comunicação ou do exercício de falar e desenvolver ideias em público não são abordados nos cursos de Certificação.

O MBA, ainda tem outra vantagem muito significativa, que é a troca de experiências com outros alunos, além de...Ler mais