-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Encontre-nos

Encontre Instituto Heron Domingues no FacebookEncontre Instituto Heron Domingues no Google+Encontre Instituto Heron Domingues no LinkedIn

Construção de Carreira

Construção de Carreira

Em nosso último Post levantamos a questão de como pavimentar o futuro de nossa vida profissional em um horizonte de cinco a dez anos?

Apontamos a necessidade de olhar a carreira e a si mesmo como uma Unidade de Negócio. Ter clara a missão que se propõem  na sociedade e levar em consideração aspectos como: Prazer e motivação; habilidade e formação; reconhecimento de valor pela sociedade.

A expectativa de vida média do brasileiro, de acordo como o IBGE, encontra-se em 72,7 anos. Considerando que é uma média e escrevemos para as classes mais afortunadas, com boa alimentação, acesso a médicos, educação, cultura e outros itens que definem uma boa qualidade de vida, este valor de ser estimado para mais.

Inerente ao avanço na expectativa de vida, o avanço na qualidade de vida na terceira idade teve uma importante alteração nas necessidades e expectativas desta faixa etária. As pessoas, normalmente são produtivas com facilidade até os 70 anos, lembrando que 65 anos é a idade “produtiva” considerada pelo INSS.

Com base nestes números é que devemos planejar e pensar em nossa carreira. Para quem está saindo da Faculdade...Ler mais

Categoria: 

Feliz Ano Novo – Perspectivas para 2015

Feliz Ano Novo – Perspectivas para 2015

Chegamos ao final do carnaval e ao início do ano efetivo neste Brasil cheio de preocupações para 2015. As perspectivas econômicas e políticas estão carregadas das nuvens, ameaçando a todos com a chuva que nossos reservatórios necessitam avidamente. Em meio aos escândalos suportados ironicamente pela investigação Lava-Jato, neste momento de necessidade de economia de água. Os sinais da economia não são animadores.

De acordo com o artigo “O que 7 mentes econômicas estão pensando sobre o Brasil de 2015?” – InfoMoney,

“O ano de 2014 acabou, mas os problemas, que foram evidenciados ao longo dos últimos 12 meses, continuam os mesmos. Ajustes fiscais, controle de gastos, aperto da política monetária são os desafios mais claros, em um cenário de baixo crescimento – e estes desafios devem dar bastante dor de cabeça a atual equipe econômica, que tem como principal destaque a mudança radical do ministro da Fazenda de Guido Mantega para Joaquim Levy.  Ao mesmo tempo em que tem que fazer ajustes de curto prazo, o Brasil se depara com questões de longo prazo: aumento da produtividade e da mão de obra...Ler mais

Categoria: 

2014 – 2015 Balanço e Tendências

A decepção dos brasileiros na derrota para a Alemanha foi apenas um dos acontecimentos que fizeram a autoestima dos brasileiros ser derrubada durante este ano. Perder uma Copa já não é bem aceito no Brasil, perder uma Copa no Brasil é motivo de vergonha histórica, como foi a derrota de 1950, porém não bastou perdermos, não bastou perdermos em casa, conseguimos perder de 7 x 1 como se os alemães estivessem treinando contra crianças.

Saindo do Futebol para a política, em ano de eleição presidencial, houve a reeleição da Presidenta Dilma Roussef com a aprovação da maioria dos brasileiros à sua política. Em paralelo às eleições e transpassando-a, o Brasil se expõe ao mundo no maior escândalo comprovado, envolvendo a maior empresa da América Latina, até poucos anos atrás. A Petrobras, símbolo do orgulho nacional, ícone da estratégia e autonomia energética do país, encontra-se desnuda com o esquema de Diretores da Estatal de economia mista, Empresários das maiores construtoras do país e políticos a serem apontados no decorrer das investigações em curso.

O quadro brasileiro não parece ser dos mais promissores para 2015. Como fica a educação neste contexto? Quais os caminhos de evolução educacional? A...Ler mais

Categoria: 

Importância da pós-graduação na vida profissional

Seja bem-vindo ao blog do IHD!

Usaremos este espaço para criar e compartilhar conteúdos com conceitos, dicas e práticas em gestão, além de discutir sobre a importância do aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho.

Nosso objetivo é ampliar e acelerar o aprendizado acadêmico e corporativo, criando um canal de comunicação direto a fim de compartilhar conhecimento e promover a troca de experiências e melhores práticas do mercado em gestão de projetos, gestão da tecnologia e inovação dos modelos de aprendizado.

Segundo Márcia Luz, especialista em RH e escritora, hoje estamos na Era do Conhecimento. “Não existe mais data para encerrar os estudos, como fizeram nossos pais e avós. Você será um estudante até os últimos dias de sua vida. Neste sentido, cursos de especialização são uma excelente opção”.

Para garantir um posicionamento profissional no mercado de trabalho, a experiência e o aprendizado obtidos nas faculdades não são mais suficientes. Isso vem levando profissionais a buscar alternativas através dos cursos de pós-graduação que estão em franco crescimento no Brasil...Ler mais

Categoria: