-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Encontre-nos

Encontre Instituto Heron Domingues no FacebookEncontre Instituto Heron Domingues no Google+Encontre Instituto Heron Domingues no LinkedIn

O IHD e A Tecnologia na Transmissão do Conhecimento

O luar espalhando as sombras em noite clara, o vaguear das chamas de uma fogueira ao redor da qual se reunia os mais experientes e o mais novos, são cenários dos primeiros ambientes de transmissão do conhecimento, onde a tecnologia era dada pela fala impressionante do líder guerreiro ou espiritual da tribo.

A primeira mudança tecnológica surgiu com a escrita, onde trouxe pela primeira vez a possibilidade de transmissão de um conhecimento, sem a presença física de seu detentor. A evolução da escrita se deu através da evolução dos meios de se efetuar seu registro. Pedras, papiros e tecidos, foram alguns dos meios utilizados com esse fim.

Um grande salto foi dado apenas no século XV, com a invenção do tipógrafo por Johann Gutenberg. O que era acessível para poucos, como os nobres e o clero, tocou ao homem comum, possibilitando seu acesso ao conhecimento, restrito anteriormente somente à elite.

Atualmente o acesso ao conhecimento é quase ilimitado e instantâneo, com um número infinito de terabytes de informações abordando todos os aspectos do conhecimento humano. Através dos IP (Internet Protocol) acessamos uma quantidade desordenada e volumosa de conhecimento.

Se pensarmos, em paralelo, na evolução da educação, podemos observar que iniciou...Ler mais