-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Crise no mercado de trabalho, e agora?

Crise no Mercado de Trabalho, e agora?
Se cadastre e receba o gabarito das questões abaixo.

Passou o carnaval e a Santa Semana, as notícias continuam apontando, não para uma perspectiva de crise, mas para os efeitos dela em nosso dia a dia. A crise política, exposta pelos esquemas de corrupção em um Lava Jato conduzido, para efetuar uma limpeza no que for irremediavelmente exposto, com o cuidado de preservar o interior do aspirador que mexeria com as poeiras mais escondidas. O impacto na maior e principal empresa brasileira, tem seu reflexo, em cascata, nas empresas que orbitam a sua volta. Reduções salariais em renegociações de contratos, atrasos de pagamentos, redução drástica de investimento, refletindo na redução de vagas. Esta realidade é atual e presente, principalmente no mercado do Rio de Janeiro, que há vários anos tem como ponto central de seu desenvolvimento a indústria petrolífera.

Somando a isto, a ameaça do PL 4330 que muda as regras do trabalho terceirizado, que por um lado abre possibilidades de novas oportunidades pela permissão da terceirização da atividade fim da organização, porém trás a grande ameaça da deterioração dos benefícios trabalhistas conquistados com muita luta.

E agora? O que o trabalhador deve fazer para minimizar estes efeitos e manter sua importância para seu empregador ou manter-se valorizado no mercado de trabalho?

Ações rápidas devem ser tomadas para se posicionar melhor no mercado de trabalho. A certificação profissional, reconhecida internacionalmente, confere com rapidez, a qualificação que o mercado procura. As empresas recorrem ao profissional certificado, na esperança de acertarem no melhor profissional, haja vista a pressão por resultados, exponenciado em momentos de crise.

Entre as diversas certificações disponíveis para o profissional buscar seu reconhecimento, a Certificação do PMI (Project Management Institute) denominada CERTIFICAÇÃO PMP (Project Management Professional) está entre as mais valorizadas no mundo e é a de maior valor de mercado quando se fala em Gestão.

A Certificação é atribuída através de uma prova de múltipla escolha contendo 200 questões.

Abaixo o IHD fornece algumas questões para a certificação e aqueles que se cadastrarem, receberão por email as respostas comentadas.

1) Você projetou um sistema aperfeiçoado para um produto que diminuiria os custos de reparo para o consumidor. A gerência ficou impressionada com sua ideia, mas decidiu esperar o próximo ano para implementá-la. Qual é a MELHOR coisa a fazer?
A. Avisar funcionários do governo que há uma alternativa melhor que poderia economizar dinheiro público.
B. Esperar o próximo ano.
C. Oferecer a ideia a um concorrente para reduzir os custos dos consumidores.
D. Contar a todo mundo que você tem uma criação melhor.

2) O desenvolvimento da linha de base do escopo pode ser MELHOR descrita como envolvendo:
A. O facilitador do projeto.
B. A equipe do projeto.
C. Os gerentes funcionais.
D. Todas as partes interessadas.

3) A coordenação do projeto é melhorada por meio de relatórios de andamento,  relatórios de variação e reuniões da equipe. Todas essas são formas de:
A. Gerenciamento de pessoal
B. Gerenciamento do tempo
C. Gerenciamento dos riscos.
D. Gerenciamento das comunicações.

4) Ao discutir o projeto com algumas partes interessadas, a gerente de projetos percebe que precisa fazer acréscimos à matriz de rastreabilidade dos requisitos e ao registro das partes interessadas. Ela precisa de aprovação formal do patrocinador ou de outras pessoas para fazer essas mudanças?

A. Sim. Todos os documentos exigem aprovação formal das mudanças pela administração
B. Sim. As mudanças precisam passar pelo comitê de controle de mudanças para fins de aprovação
C. Depende das mudanças que estão sendo feitas
D. Não. Eles fazem parte dos documentos do projeto, não do plano de gerenciamento do projeto

5) Qual gráfico permite que um gerente de projetos indique a quantidade de recursos usada a cada mês?
A. Matriz de responsabilidades
B. Diagrama de Pareto
C. Histograma de recursos
D. Organograma do projeto

6) As emoções ficam mais intensas durante as negociações para comprar um  equipamento importante para o projeto, quando o fornecedor começa a se preparar para ir embora. Este é um exemplo de qual estratégia de negociação?
A. Justo e razoável
B. Retirada
C. Pessoa ausente
D. Prazo final

7) Identificar maneiras de eliminar as causas de desempenho insatisfatório MUITO provavelmente levaria a:
A. Auditorias da qualidade
B. Ações corretivas recomendadas.
C. Atualizações na linha de base para medição do desempenho
D. Informações sobre o desempenho do trabalho

8) Se um risco tem uma probabilidade de 20% de ocorrer em um determinado mês e espera-se que o projeto dure cinco meses, qual é a probabilidade de que o evento de risco ocorra durante o quarto mês do projeto?
A. 60%
B. 20%
C. Menos de 1%
D. 80%

9) Ao planejar seu projeto, você descobre que um recurso especialista pode estar disponível para trabalhar nele. No entanto, o gerente do recurso não se compromete agora a liberar o recurso para sua equipe. A MELHOR coisa a fazer seria estimar a atividade:
A. Como se o recurso especialista estivesse disponível
B. Usando a técnica Delphi
C. Como se um recurso de nível médio realizasse a atividade
D. Como se você tivesse um recurso inexperiente.

10) Uma estimativa orçamentária está no intervalo de:
A. -25% a +75% do real
B. -10% a +10% do real
C. -10% a +25% do real
D. -5% a +10% do real

BLOG do IHD.

Categoria: