-A +A

Blog do IHD

Inscreva-se

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Certificação PMP ou Prince2? Qual é a melhor?

Uma discussão que tem o potencial de explodir nos próximos anos: devo me tornar um PMP ou obter uma das certificações PRINCE2? Qual certificação é mais relevante e tem melhor custo-benefício para as empresas?

Embora a certificação PMP exista desde 1984, no Brasil as empresas começaram a adotá-la e reconhecê-la apenas em meados do ano 2000. Desde então, o PMBOK se tornou a referência praticamente exclusiva em metodologia de gestão de projetos.

Mas o Brasil não é uma ilha, enquanto a certificação PMP cresce em reconhecimento pelo mundo, tendo mais de meio milhão de certificados, outras propostas de certificação surgiram e já possuem até maior popularidade.

Em 1989, na Inglaterra, esta sim uma ilha, o PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments) foi concebido dentro da agência de TI e telecomunicações britânica. Adotada inicialmente por diversos órgãos governamentais britânicos, já ultrapassou as fronteiras de uma metodologia exclusivamente de instituições públicas, e se firmou como o grupo de certificações em gestão de projetos mais popular na Europa, com cerca de 1 milhão de pessoas certificadas.

Então, qual é a diferença entre as duas? E qual é a melhor para minha carreira?

Você deve saber que existe uma grande diferença entre o PMBOK (grupo de conhecimentos que são base para a certificação PMP) e o PRINCE2. O PMBOK é um domínio de conhecimento enquanto PRINCE2 é uma metodologia de gestão de projetos. Dentre as particularidades destas 2 certificações podemos destacar:

  • O PRINCE2 é uma metodologia que especifica diretamente Quem, Quando e Onde a gestão de projetos deve ser realizada. Ele visa instituir um processo de gestão de projetos.
  • O PMBOK é mais abrangente, especificando um conjunto de boas práticas. Ele se preocupa mais com o Como a gestão de projetos deve ser executada.

Sendo assim, PMBOK e PRINCE2 não competem entre si, inclusive podendo ser utilizados de forma complementar.

No Brasil, o Certificado PMP é mais conhecido e utilizado, porém, há também grandes instituições que utilizam amplamente o PRINCE2. Várias empresas européias com filial no Brasil, necessitam de profissionais especializados em PRINCE2, e como não encontram, acabam importando de seus países de origem. Esta é uma oportunidade para profissionais que desejam ter um diferencial e que buscam novas oportunidades na área de gestão de projetos.

Você tem interesse adquirir Certificação PMP ou PRINCE2? Conheça nossos cursos :

Preparação para Certificação PMP

PRINCE2® Foundation e Practitioner + Exames

Para maiores informações disponibilizamos um eBook com detalhes sobre cada tipo de Certificação. Dúvidas ou sugestões sobre este tema? Deixe seu recado abaixo.

Categoria: